Bispo de Beja pede perdão e afirma que "não há lugar para abusadores no sacerdócio"

por RTP
Pedro Nunes - Reuters

O arcebispo de Beja, João Marcos, pediu perdão pelas declarações que fez esta semana e defendeu que "não há lugar para abusadores no sacerdócio".

D. João Marcos pediu desculpa pelas declarações que fez durante uma entrevista esta semana, em que sugeriu que os padres abusadores deviam ser perdoados se estiverem arrependidos “porque todos somos pecadores”.

Agora, num comunicado enviado à agência Ecclesia e publicado na página da rede social Facebook do jornal diocesano Notícias de Beja, o bispo diz que as suas declarações anteriores não refletem o que pensa e compreende a "deceção que provocou dentro e fora da Igreja".

"Por meu desacerto no modo e na oportunidade do que disse, dei a entender que subestimo a enorme gravidade dos abusos sexuais de menores e que o perdão de Deus permite ao abusador retomar a sua vida normal como se nada tivesse acontecido", frisou.



No comunicado, o bispo de Beja assume que os abusos de menores “são de máxima gravidade” e provocam “efeitos devastadores”.

"Se praticados por homens dedicados a Deus, são ainda mais graves e são blasfémias", vincou.

O arcebispo defende, por isso, que os padres devem ser afastados. "As suspeitas verosímeis obrigam a tomar medidas que evitem todo o perigo sobre menores, incluindo o afastamento das tarefas pastorais", lê-se no comunicado.

"A investigação deve ser rápida e seguir as regras claras definidas pelo Papa Francisco. A colaboração com as autoridades deve ser plena e deve ser cumprida plenamente a lei civil e penal", assinalou.

Quanto às vítimas dos alegados abusos, concluiu, "têm de ser uma prioridade" e as "suas necessidades de apoio e reparação devem nortear" o acompanhamento da Igreja.


A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.
Tópicos
pub