País
Bispo do Porto "não recorda" ter recebido denúncia de abuso sexual
O bispo do Porto é acusado de ter ignorado uma denúncia de uma adolescente sobre alegados abusos sexuais por parte de um padre em Vila Real. Desse relacionamento nasceu uma criança. O bispo disse que não se recorda de ter recebido essa queixa.
Em comunicado, o bispo do Porto, explicou que não se lembra de ter recebido esta queixa: "Não me consigo recordar minimamente de nada parecido com essa denúncia. Se alguma vez tivesse recebido alguma denúncia, teria reportado imediatamente ao meu Bispo. Se alguma vez uma denúncia não teve acolhimento pela Igreja, só posso pedir perdão por essa falha. "
O caso foi escondido dos pais da alegada vítima, algumas amigas sabiam mas nunca a aconselharam a fazer uma denuncia. Duas décadas depois a história foi contada a um advogado.
Não é a primeira vez que o padre Heitor Antunes está na mira da justiça. Pediu entretanto dispensa das funções de padre, trabalha num lar de idosos em Vila Real e pediu no tribunal que sejam estabelecidas visitas regulares à filha. A mãe e o advogado da criança não se opõem desde que seja garantida a segurança da menor tendo em conta o passado do ex-sacerdote. Por isso pedem uma avaliação psiquiátrica do progenitor.
A queixa foi também remetida à Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais de crianças na igreja católica. Heitor Antunes não respondeu às tentativas de contacto da RTP.