Boatos sobre raptos em lojas de chineses originam queixa na Procuradoria

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial vai enviar uma participação contra incertos à Procuradoria-Geral da República (PGR) devido a boatos que circulam na Internet sobre supostos raptos em lojas de produtos chineses.

Agência LUSA /

Segundo os boatos de que a Comissão faz eco, os raptos estariam relacionados com o tráfico de órgãos e teriam acontecido em lojas identificadas em Áqueda, Aveiro, Braga e Espinho.

O Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), Rui Marques, explicou à Lusa que o objectivo desta denúncia pública é, por um lado, "desmentir inequivocamente esta história completamente inventada, com intenções xenófobas" e, por outro, alertar a opinião pública para "não se deixar manipular por este tipo de campanhas".

"As pessoas têm de perceber que a criação e difusão destas histórias xenófobas é crime e prejudica gravemente uma determinada comunidade", sublinhou.

Rui Marques adiantou que foram pedidos esclarecimentos às autoridades, tendo estas negado a existência de qualquer queixa formal que confirmasse os boatos.

O representante da comunidade chinesa em Portugal, Y Ping Chow, disse à Lusa que os rumores rapidamente assumiram grandes proporções, causando prejuízos nalgumas lojas, que registaram quebras de 20 a 30 por cento das vendas.

"Os proprietários das lojas sentiram que as pessoas se começaram a afastar e falavam disto como se fosse um acontecimento real", contou Y Ping Chow, estranhando o facto "dos portugueses acreditarem nisto".

"Sentimo-nos obrigados a fazer alguma coisa. Temos tentado desmistificar esta questão junto da comunicação social, demos conhecimento ao ACIME e à Associação Industrial e Comercial dos Chineses em Portugal também fez uma participação na PSP".

Y Ping Chow considerou que as acções hoje anunciadas pelo ACIME são um "sinal positivo de que as entidades oficiais encaram isto como uma forma de discriminação racial" e de que "dão importância à comunidade chinesa".


PUB