Bolo-rei gigante é servido sábado à população de Quarteira
Um bolo-rei de uma tonelada vai ser servido sábado à população em Quarteira (Algarve), depois de cozer durante 42 horas, disse hoje à Lusa o pasteleiro Henrique Graça, mentor do evento.
Uma equipa de 16 pessoas - oito pasteleiros e oito ajudantes de cozinha - vai estar envolvida na confecção deste bolo-rei gigante, que terá 200 metros de comprimento.
O bolo-rei vai estar a cozer 42 horas seguidas num forno eléctrico de cinco metros, com tapete rolante, montado numa tenda na Rua Vasco da Gama, em Quarteira.
Os ingredientes - 375 quilos de farinha, 150 quilos de açúcar, 190 quilos de frutas cristalizadas, 45 quilos de pinhões, 45 quilos de passas de uva, 35 quilos de amêndoa, 30 quilos de nozes, 6.200 ovos, 180 litros de leite, aguardente e licores e cinco quilos de favas - vão começar a ser cozidos quinta-feira às 17:00 e só no sábado, às 10:00, é que o bolo-rei está pronto.
O bolo começa a ser servido à população a parir das 15:00 de sábado, informou a organização.
"Não vai haver brindes dentro do bolo-rei. O brinde é oferecermos à população esta iguaria", cujos ingredientes são fruto da colaboração dos comerciantes locais, explicou Henrique Graça, o criador da iniciativa.
A ideia surgiu em 2004, quando foi produzido um bolo de 130 metros.
Este ano repete-se a proeza, mas com mais 70 metros de bolo.
São esperadas milhares de pessoas no sábado à tarde em Quarteira, adiantou à Lusa um dos representantes da Associação de Empresários de Quarteira, Hélder Gomes, uma das entidades que apoio a iniciativa.
"No ano passado tivemos uma afluência de cerca de três mil pessoas para provar o bolo-rei, que desapareceu em menos de duas horas", recordou Hélder Gomes, referindo que um dos objectivos do evento é conquistar população em pleno Inverno àquela localidade e, talvez, transformá-la na "cidade portuguesa do bolo-rei gigante".
Reviver uma tradição ligada à época natalícia e promover o comércio local da cidade de Quarteira, concelho de Loulé, na quadra do Natal são outras das metas a atingir com o bolo-rei gigante que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.