Bombeiros da Ribeira Grande recebem louvor por 1º lugar em concurso

Os bombeiros da Ribeira Grande, na ilha açoriana de São Miguel, alcançaram a medalha de ouro num concurso internacional de manobras que envolveu 73 equipas de corporações de voluntários de vários países.

Agência LUSA /

A equipa da corporação açoriana, que hoje recebeu um diploma de louvor atribuído pelo Governo Regional, representou Portugal na Croácia, depois de ter alcançado três primeiros e um segundo lugares nos últimos quatro anos a nível nacional.

O louvor hoje entregue pelo secretário regional da Habitação e Equipamentos, que tutela a Protecção Civil nos Açores, salienta que o resultado dos bombeiros da Ribeira Grande neste tipo de provas internacionais "prestigia o nome da região e do país no Mundo".

José Contente, que entregou os diplomas no novo quartel da corporação, recentemente inaugurado, destacou o papel dos bombeiros voluntários nos Açores, que estão "na linha da frente" da Protecção Civil numa região sujeita a várias situações naturais.

O governante assegurou ainda que a política de Protecção Civil nas ilhas "tem um carácter permanente e multi-sectorial", o que implica um "grande esforço" ao nível dos recursos humanos e materiais.

Para José Nuno, adjunto de comando e um dos elementos que integrou a equipa, os resultados obtidos pela corporação de bombeiros nos concursos nacionais e internacionais são fruto "do trabalho" realizado por voluntários, que dedicam várias noite por semana a preparar as suas participações.

O comandante da corporação, Mário Simas, reconheceu que o primeiro lugar alcançado na Croácia constitui um "estímulo para a associação" e uma "motivação" para o desempenho quotidiano dos bombeiros da Ribeira Grande.

O próximo concurso do género realiza-se na República Checa dentro de quatro anos.

PUB