Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão assumem-se como uma só região
Famalicão, 23 Jun (Lusa) - O "Quadrilátero Urbano do Minho" foi hoje apresentado como a solução para que quatro cidades minhotas possam candidatar-se aos Programas Operacionais Regionais, disse à Lusa o presidente da Câmara de Famalicão.
"Se em vez de uma cidade falarmos de um conjunto de urbes a funcionar em rede, então estamos a falar numa região", frisou o social-democrata Armindo Costa.
O autarca participava na apresentação do "Quadrilátero Urbano do Minho", uma entidade formada pelos concelhos de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão.
A constituição desta rede urbana foi a forma encontrada para poder beneficiar dos Programas Operacionais Regionais até 2013.
"Estamos a criar no Baixo Minho uma rede urbana para a competitividade e inovação que visa dotar a região de infra-estruturas e equipamentos que permitam ultrapassar as fragilidades existentes", sustentou Armindo Costa.
Este desafio para a união entre os quatro municípios onde residem 600 mil pessoas, partiu da Câmara de Braga.
Para além das autarquias, o projecto tem como parceiros a Universidade do Minho, a Associação Industrial do Minho e o Centro Tecnológico da Industria Têxtil.
O programa, que será desenvolvido em três eixos, prevê para o primeiro a formação de parcerias para a regeneração urbana, tal como aconteceu com o Programa Polis, e pretende recuperar urbanisticamente as áreas mais emblemáticas de cada cidade.
O segundo eixo aponta para a constituição de uma rede urbana para a competitividade e inovação.
O último visa a implementação de acções inovadoras para o desenvolvimento urbano.
EYM.
Lusa/Fim