Brasil solidariza-se com Díli e elogia colaboração de Portugal
O Governo brasileiro está a acompanhar atentamente a situação em Timor-Leste e considera muito positiva a colaboração de Portugal, Austrália, Malásia e Nova Zelândia na restauração da ordem no país, informou o Itamaraty em nota divulgada hoje à imprensa.
"O Brasil apoia a Declaração Presidencial emitida dia 25 do corrente pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, na qual o órgão, entre outras disposições, indica que continuará a monitorar a evolução do quadro timorense", lê-se ainda no comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o Itamaraty, o quadro de segurança em Timor- Leste apresenta sinais de melhora, apesar da persistência de focos de tensão.
A embaixada do Brasil em Díli está a prestar a assistência necessária aos 250 brasileiros residentes no país.
O Itamaraty reafirmou que "o Brasil nutre profundo sentimento de solidariedade em relação a Timor-Leste", único país asiático que tem o português como uma das suas línguas oficiais.
Desde o início do processo de independência, no ano 2000, o Brasil apoiou os programas da ONU para a construção do Estado timorense e tem prestado cooperação técnica em diferentes áreas como agricultura, saúde, educação e assistência judiciária.
A situação de insegurança que se vive em Timor-Leste desde Abril agravou-se nos últimos dois dias.