Brigada Mecanizada vai receber 37 blindados Leopard II, num investimento de 80ME
Santa Margarida, Constância, 04 Abr (Lusa) -- A Brigada Mecanizada vai receber, a partir de Setembro, 37 carros de combate Leopard II, o que vai representar "um importante salto tecnológico e qualitativo" na operacionalidade desta unidade do Exército, frisou hoje o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME).
O general José Luís Pinto Ramalho presidiu hoje, no Campo Militar de Santa Margarida, à cerimónia comemorativa do 30º aniversário da Brigada Mecanizada (BrigMec), tendo assistido ao desfile das forças em parada, que incluíam os 690 militares e 160 viaturas do Agrupamento Mecanizado que integrará a Nato Response Force 12 (NRF-12) a partir de 2009.
Para Pinto Ramalho, o investimento que está a ser feito para reforço da capacidade mecanizada da brigada dará ao Exército português "maior adequabilidade operacional no quadro da Aliança" Atlântica e permitirá uma aproximação "aos Exércitos de referência".
Segundo fonte da BrigMec, está previsto um investimento total de 80 milhões de euros para aquisição de 37 carros de combate Leopard II, estando prevista a chegada dos primeiros seis em Setembro.
Nesse âmbito, encontram-se actualmente em formação na Holanda quatro sargentos de um total de 16 que serão formados nos próximos meses, para permitir a entrada em funcionamento das primeiras unidades "com eficiência e de acordo com as elevadas exigências técnicas", como realçou o comandante da BrigMec.
O major-general António Pereira Agostinho referiu ainda o lançamento, "esperado a breve trecho", do programa de "upgrade" de viaturas blindadas da família M113, ficando a brigada com capacidade para desempenhar mais eficazmente o seu papel como "força mecanizada moderna da Força Operacional do Exército".
As viaturas blindadas de transporte de pessoal da família M113 "são ainda as mesmas" com que a Brigada foi dotada, aquando da sua criação, em 1978, realçou.
Pereira Agostinho lembrou que só em 2007 o Grupo de Artilharia de Campanha 15,5 Autopropulsado "viu chegar os últimos seis obuses para a sua terceira bateria e os carros de combate M60, sucessores dos M48 do início, estão a atingir o fim da sua vida útil".
Esse "défice de modernidade", como lhe chamou, não impediu, contudo, que a Brigada desempenhasse "um papel primordial", nomeadamente nas missões de paz, desde 1997, na Bósnia-Herzegóvina e nas participações no Kosovo, em Timor-Leste e, mais recentemente, no Líbano, sublinhou.
Pereira Agostinho advertiu que "a introdução de novos equipamentos por si só não basta", sendo preciso "guarnecê-los com efectivos bem preparados e em quantidade que garantam a capacidade para os manter em níveis e operacionalidade exigentes, dando coerência ao volume de investimento efectuado".
O CEME garantiu ser objectivo que 2008 "seja também um ano de esforço colectivo na área de obtenção de recursos humanos, por forma a atingir-se o objectivo estrutural preconizado, indispensável à manutenção da eficácia do Ramo".
Pinto Ramalho apontou o aprontamento do Agrupamento Mecanizado para a NRF-12 como uma prioridade, a par da preparação da Unidade de Engenharia que integra um batalhão da União Europeia, garantindo "os recursos humanos e materiais indispensáveis ao cumprimento da sua missão, no âmbito da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)".
O comandante da BrigMec referiu a preparação do agrupamento para a NRF-12, que decorre ao longo deste ano, como "uma das missões mais exigentes de sempre" da brigada.
A certificação nacional da força que constituirá a participação nacional na NRF-12 vai ocorrer durante o exercício Rosa Brava 08, que vai decorrer nas próximas semanas, prosseguindo depois o treino internacional, frisou.
A Brigada Mecanizada, designação adoptada em 2006, tem a sua origem na Divisão Nun`Alvares (terceira divisão de Infantaria), criada em 1953 pelo Exército para responder aos compromissos assumidos por Portugal como membro da OTAN.
A brigada celebra o seu dia no aniversário da Batalha dos Atoleiros (06 de Abril de 1384), na qual se destacou a acção de D. Nun`Álvares Pereira, padroeiro da BrigMec.