Bruno Pidá, um duro com imagem inspirada no rapper "50 Cent"

Porto, 19 Dez (Lusa) - Bruno Pinto (Pidá), 30 anos, principal suspeito das mortes na noite do Porto, apareceu no portal "Hi5", vestido como o cantor americano "50 Cent", um nome inspirado num menor que fazia assaltos em Brooklyn, Nova Iorque.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

No "Hi5", Pidá surge empunhando uma pistola de calibre 9 milímetros, provavelmente a mesma que a Polícia Judiciária encontrou domingo na sua residência.

Aparece também num vídeo amador ao volante de um Porsche, alegadamente emprestado pelo líder dos Superdragões, Fernando Madureira, acompanhado de adolescentes exibindo pistolas.

As suas ligações aos Superdragões, a mais influente claque do FC Porto, vêm de longe.

Em Dezembro de 2004, quando Pinto da Costa entrou no Tribunal de Gondomar para ser interrogado no âmbito do processo Apito Dourado, Pidá é filmado e fotografado em pose que indicia estar a fazer a segurança do dirigente portista.

Mas o clube "azul-branco" já garantiu, em comunicado, que Pidá estaria lá noutra condição, a de admirador do presidente portista.

Pidá era amigo de infância de Ilídio Correia, um dos seguranças em cujo homicídio estará alegadamente envolvido.

Brincavam juntos e o que os separou, já adultos, foi mesmo a disputa de territórios na segurança nocturna da noite do Porto, de que se viriam a tornar figuras de referência.

Na sequência da sucessão de homicídios ocorridos este ano - seis nos últimos seis meses - Pidá começa a ser associado aos crimes e resolve, então, falar à TVI.

Proclama inocência, diz que "alguém tem de fazer alguma coisa para parar isto", declara-se ameaçado e mostra-se disposto a colaborar com a Polícia Judiciária.

"Eu não vou pagar por coisas que estão a acontecer nesta cidade", diz ainda Pidá, actualmente segurança num shopping de Gaia.

Desde aí fica remetido ao silêncio, fechado em casa e, segundo a companheira, tomava fármacos para dormir.

Até que, domingo, a PJ no âmbito da operação "Noite Branca", vasculha-lhe a casa, encontra uma arma de calibre nove milímetros e põe-lhe um par de algemas.

JGJ.


PUB