C-130 da Força Aérea traz hoje para Lisboa 14 portugueses

por Agência LUSA
O C-130 trará também do Chipre cidadãos franceses, espanhóis e alguns cipriotas DR

O C-130 que a Força Aérea Portuguesa enviou para o Médio Oriente regressa hoje a Lisboa com 14 portugueses que fugiram do Líbano, quatro que estão em Damasco e 10 no Chipre, disse o secretário de Estado das Comunidades.

De acordo com António Braga, o Estado português acompanhou durante a noite de quarta-feira para hoje a retirada de quatro turistas portugueses do Líbano para Damasco, na Síria, onde se encontram "bem", disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Os quatro turistas estavam em Tripoli, no Líbano, e saíram do país para Damasco pelos meios próprios, mas sempre acompanhados pelos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, adiantou António Braga.

Estes turistas, que se encontram agora no Instituto Cervantes na capital síria, vão ser repatriados hoje para Portugal num Hércules C-130 que a Força Aérea Portuguesa enviou para a região.

Na mesma viagem para Lisboa, o avião também trará do aeroporto de Larnaca os 10 portugueses que lá se encontram e que quarta-feira deixaram o Líbano de barco, disse António Braga.

A mesma fonte disse que esta dezena de pessoas faz parte da lista que as autoridades incluíram como portugueses em dois navios que retiraram pessoas de Beirute para o Chipre.

Sete delas chegaram no primeiro navio e três outros, uma portuguesa e dois filhos menores, chegaram num segundo barco.

De acordo com a mesma fonte, o C-130 trará também do Chipre cidadãos franceses, espanhóis e alguns cipriotas.

Cerca de uma dezena de milhar de estrangeiros já deixou o Líbano desde o fim-de-semana devido aos bombardeamentos israelitas, muitos deles com destino a Chipre.

Nos últimos dois dias chegaram ao porto cipriota de Larnaca três navios com estrangeiros fugidos do Líbano, estando prevista a chegada de vários outros, incluindo um navio cruzeiro com 1.059 norte- americanos que deixou Beirute hoje à tarde.


pub