Cada pessoa gasta 154 litros de água por dia em Portugal
Cada pessoa com acesso a água da rede pública em Portugal consome, em média, pelo menos 154 litros de água por dia, revela um estudo de dois professores universitários apresentado em Lisboa.
O inquérito foi realizado pelos docentes do Instituto Superior Técnico Rui Cunha Marques e João de Quinhones Levy e editado pela Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente.
Se as contas forem feitas de acordo com toda a água produzida e lançada nas redes de distribuição, o valor por pessoa dispara para 560 litros por consumidor e por dia, mas este número inclui todo o tipo de consumos e não apenas o doméstico.
Por distritos, o maior consumo per capita ocorre no Porto (730 litros habitante/dia), enquanto o mais reduzido se regista em Portalegre (310).
Se for descontado o valor das perdas, o consumo médio - dividindo a água que chega ao destino pela população abastecida - desce para 360 litros por pessoa.
No total, o volume de água para consumo produzido em Portugal atingiu os 950 hectómetros cúbicos no ano passado, mas dos quais apenas 600 foram facturados, o que revela que 36 por cento da produção não foi paga. Esta percentagem inclui as perdas e os fornecimentos gratuitos.
Em comparação, quando a barragem do Alqueva estiver à cota máxima, formando o maior lago artificial da Europa, a sua capacidade de 4.150 hectómetros cúbicos daria para satisfazer as necessidades do país durante quatro anos e quatro meses.
Dados compilados pelo estudo referem ainda que no final de 2005 estavam instalados no país cerca de 4,9 milhões de contadores, 89 por cento dos quais domésticos, sete por cento industriais e quatro por cento nas restantes categorias.