Calor extremo e trovoadas secas. Mais de 30 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos estão este sábado em risco máximo de incêndio. São municípios do interior centro do país e também no Algarve.

RTP /
Nuno Veiga - Lusa

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro. Nestas regiões, o IPMA prevê temperaturas superiores a 40 graus e trovoadas secas.

O IPMA colocou ainda em risco “muito elevado” e “elevado” de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente. Cerca de 30 municípios localizados no litoral do país estão com risco moderado ou reduzido de incêndio.

Todas as regiões de Portugal continental apresentam este sábado um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Estão proibidas as queimadas, o uso de máquinas florestais e agrícolas, foguetes, grelhadores ou fogareiros.

Devido ao tempo quente, o IPMA colocou ainda sob aviso laranja, até segunda-feira, 13 distritos de Portugal continental: Évora, Faro, Setúbal, Beja, Portalegre, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Coimbra.

(com Lusa)
PUB