Calos devem tratar-se no ortopedista, aconselha médico

Os pequenos calos nos dedos dos pés que afectam grande número de pessoas e parecem apenas pele grossa são muitas vezes originados por mal formações dos ossos e devem ser tratados por ortopedistas, alertou hoje um destes médicos.

Agência LUSA /

"Ir ao calista ou à esteticista para fazer uma limpeza do calo é um exercício contemplativo", sublinhou o médico António Garruço, aconselhando antes a consulta de um médico ortopedista.

O especialista do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra falava à agência Lusa a propósito do Congresso Nacional de Medicina e Cirurgia do Pé 2005, que começa sexta-feira.

"Há calosidades provocadas pelo calçado, mas quase sempre o calo é reflexo de um atrito causado por uma hiper-pressão, que se traduz numa malformação de certos ossos do pé", sustentou, vincando que se as pessoas notarem esse problema devem consultar um médico ortopedista.

As lesões do tornozelo e pé nos desportistas, o pé diabético e os avanços na cirurgia de substituição de articulações a nível do tornozelo são alguns dos assuntos a debater no congresso, que compreende também uma série de comunicações livres.

"Pequenas lesões, como por exemplo entorses, mal tratadas podem dar sequelas eternas", sublinhou António Garruço à Lusa.

O cirurgião ortopedista espanhol Fernando Alvarez Goenaga, do Hospital San Rafael (Barcelona), é um dos oradores no evento, abordando a técnica recente de substituição das articulações a nível do tornozelo.

Fundamental para a marcha, o pé é também um meio de relação interpessoal que as pessoas tendem a subestimar - adiantou António Garruço, do Centro de Estudos do Pé da Casa de Saúde de Santa Filomena (Coimbra).

Estudos citados pelo médico, feitos por exemplo a mutilados da guerra, mostram que as pessoas toleram melhor depender dos outros para se alimentar do que para se deslocar.

O congresso é organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina e Cirurgia do Pé e pela Secção para o Estudo da Patologia do Pé da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e decorre no Hotel Quinta das Lágrimas, com a participação de cerca de 70 pessoas.

PUB