Câmara corta "40 a 50 por cento" iluminação de Natal
Porto, 18 nov (Lusa) -- A Câmara do Porto vai cortar este ano o investimento público em iluminações de Natal "na ordem dos 40 a 50 por cento", disse hoje à agência Lusa o vereador do Turismo, Inovação e Lazer, Vladimiro Feliz.
As luzes de Natal ficarão concentradas nas ruas comerciais e turísticas da Baixa e do Centro Histórico, prosseguindo o "esforço de contenção" feito nos anos anteriores, referiu o autarca.
"No ano passado, já tínhamos feito um corte de 66 por cento no volume global de investimento público nas iluminações de Natal", afirmou, salientando que foi a contenção dos últimos anos que permitiu à autarquia fazer agora "cortes não muito radicais".
Vladimiro Feliz sublinhou a importância de estimular o comércio e o turismo através das iluminações de Natal e de um programa de animação, que a empresa municipal Porto Lazer deverá anunciar "nas próximas duas semanas".
"Temos também que dar algum estímulo ao comércio local. O turismo está a crescer. O esforço de poupança feito ao longo dos anos permitiu-nos amealhar antes para gastar depois", disse.
O vereador referiu ainda que, além do investimento público direto, a Porto Lazer vai apoiar iniciativas de comerciantes e de entidades de cariz social que pretendem realizar ações de animação natalícia, algumas das quais incluem iluminações.
FZ.