Câmara da Covilhã lança piscina-praia e estação de tratamento de águas residuais
A Câmara da Covilhã vai lançar este sábado a primeira pedra da piscina- praia e da estação de tratamento de águas residuais da cidade, anunciou a autarquia.
A piscina-praia vai ocupar cerca de dois mil metros quadrados junto ao Jardim do Lago, na zona de expansão da cidade, com capacidade para acolher 2.800 pessoas.
Orçado em cerca de dois milhões de euros, o investimento foi adjudicado ao consórcio Constrope/Lambelho e Ramos e deverá abrir ao público no Verão de 2007.
Trata-se de uma zona de recreio e lazer cujo recinto vai simular o areal de uma praia.
O projecto é da autoria do arquitecto Marçal Grilo e é semelhante ao que desenhou para a piscina-praia de Castelo Branco, inaugurada no Verão de 2004.
A estação de tratamento de águas residuais (ETAR) a lançar este sábado é a primeira a ser construída na cidade.
A obra vai ser construída e explorada pela empresa AGS - Águas da Serra, do grupo Somague.
Apesar de existirem outras ETAR no concelho, ainda nenhuma abrange o principal núcleo urbano.
A cidade tem cerca de 35 mil habitantes que despejam os esgotos directamente para o Rio Zêzere, afluente da albufeira de Castelo de Bode, que abastece Lisboa.
A instalar na freguesia da Boidobra, prevê-se que a nova ETAR comece a tratar as águas residuais da cidade a partir de meados de 2007, no âmbito do contrato de concessão do tratamento de esgotos do concelho, celebrado com AGS.
O contrato prevê ainda a construção de uma outra ETAR de grandes dimensões, em Unhais da Serra, para além de outras em diversas freguesias.
O investimento global previsto é de 13,5 milhões de euros.
Como contrapartida pela construção, instalação e manutenção de infra-estruturas, o sistema será explorado pela AGS durante 30 anos.