Câmara da Horta instala rede para dar acesso gratuito à Internet sem fios

A Câmara Municipal da Horta está a instalar uma rede na cidade da ilha do Faial para permitir aos munícipes o acesso gratuito à Internet sem fios, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Agência LUSA /

O projecto pioneiro em Portugal pretende facilitar o acesso de todos os cidadãos àquela rede, a custo zero e sem a necessidade da tradicional ligação fixa, disse João Fernando Castro, em declarações à Agência Lusa.

"É chamada a rede de "wi-fi", através da qual as pessoas podem aceder à Internet com o seu equipamento informático a partir do carro, de casa e do trabalho, de uma forma que a Câmara pretende que seja gratuita", explicou o autarca.

Para isso, a autarquia da ilha do Faial vai instalar em vários pontos da cidade antenas emissoras do sinal de acesso à Internet, nomeadamente junto ao Observatório Meteorológico, Teatro Faialense, área portuária e ao Complexo Escolar da Horta.

O primeiro ponto de acesso gratuito já está a funcionar, de forma experimental, no interior dos Paços do Concelho, permitindo apenas o acesso interno.

Segundo João Fernando Castro, esta iniciativa tem como principais objectivos estimular a utilização da Internet pelo maior número de munícipes, com particular destaque nos jovens, com a cobertura das infra-estruturas escolares.

As antenas que disponibilizam o acesso a esta modalidade vão permitir também que grande percentagem de habitantes da ilha, que vive ou trabalha na cidade, consiga aceder à Internet sem custos adicionais.

Para tal, basta que todos os cidadãos que queiram aceder a este serviço disponham de uma pequena antena no seu computador que permita receber o sinal emitido pelos equipamentos exteriores.

PUB