Câmara de Cascais começa primeiras demolições de habitações sociais degradadas
A Câmara de Cascais vai demolir pela primeira vez edifícios degradados de habitação social no concelho, a começar terça-feira no Bairro da Encosta da Carreira onde serão erradicadas 32 habitações precárias.
Conhecidos por "pombais", estes são os primeiros 32 edifícios a ser demolidos no concelho para dar lugar a novos prédios de habitação social "com condições condignas e espaços envolventes".
"Estas são as primeiras habitações sociais a ser demolidas, porque eram o caso mais extremo, uma vez que não reuniam quaisquer condições de habitabilidade - eram pré-fabricados pesados datados de 1982 e já cumpriram a sua função há muito tempo. Muitos estavam devolutos e até já emparedados", explicou o vereador da Acção Social, Rama da Silva.
De acordo com o autarca, estão já a decorrer os estudos de implantação dos novos edifícios que "só deverão começar a ser construídos a partir de 2006/2007", logo que existam recursos financeiros para tal.
As demolições, efectuadas pela autarquia e pela empresa municipal que gere as habitações sociais, ocorrem após o realojamento dos moradores noutros locais.
"Das 32 famílias que ali viviam, 28 já foram realojadas e quatro aguardam para breve, mas o seu realojamento está acautelado", disse.
As demolições deverão prosseguir posteriormente nos bairros sociais José Luís e de S. José, ambos na freguesia de Cascais.