Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Câmara de Estarreja precisa de mais terrenos para acolher nova fábrica automóvel

por Lusa

O presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, disse que "ainda há algumas parcelas de terreno por comprar" necessárias à instalação da nova fábrica de veículos todo-o-terreno da INEOS.

"Há alguns terrenos ainda por comprar, mas o processo está a andar. Faltam alguns terrenos ao Eco Parque Empresarial, mas estamos em vias de completar a área necessária para a instalação da unidade fabril", disse à Lusa.

O autarca confirma o investimento no concelho, cuja grandeza disse desconhecer, mas estima em "muitos milhares de euros", devendo dar lugar à criação de mais de 500 postos de trabalho.

"Confirma-se que a pretensão deles é que se construa aqui, e com grande rapidez, uma unidade industrial para a produção de veículos todo o terreno", declarou.

Diamantino Sabina revelou que terão de ser feitas alterações ao Plano de Pormenor daquela zona industrial, nomeadamente a alteração da dimensão dos lotes.

"Será superior a 300 mil metros quadrados e vão ser feitas alterações, mesmo em termos de plano de pormenor. É sempre exigente em termos técnicos e legais, porque estamos a falar de uma unidade de envergadura considerável e há muita gente a trabalhar no projeto", revelou.

Segundo Diamantino Sabina, a Câmara de Estarreja irá exigir do investidor algumas obras de urbanização, nomeadamente uma bacia de retenção de águas pluviais e, eventualmente, alguns arruamentos.

No que respeita a outras infraestruturas, o autarca adianta que se perspetiva que a nova fábrica automóvel disponha de um posto de transformação próprio.

"Não haverá problema quanto a isso porque a EDP está a par de tudo também e creio que estará disponível quando for necessário", comentou.

"É difícil ainda prever quando começa a construção, mas estamos todos a trabalhar para que seja o mais rapidamente possível e estamos cá para colaborar com o investidor", concluiu.

O grupo inglês INEOS Automotive anunciou que vai fabricar um novo veículo 4x4, com motor BMW, o "Grenadier", cujo chassi e carroçaria serão produzidos numa nova unidade industrial a construir em Estarreja, num investimento que deverá ascender a 300 milhões de euros.

pub