Câmara de Gaia assina acordo de parceria que permite obra na escola dos Carvalhos

Vila Nova de Gaia, Porto, 12 dez (Lusa) - A câmara de Vila Nova de Gaia assinou hoje com o Agrupamento de Escolas dos Carvalhos um acordo de parceria que visa avançar com obras no equipamento escolar que atualmente acolhe 700 alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Lusa /

Em declarações aos jornalistas após a cerimónia, o presidente da autarquia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, apontou que vai candidatar a obra a fundos comunitários, mostrando-se otimista na inclusão da empreitada nas verbas de reprogramação do Portugal 2020, mas garantiu: "Se não vier dinheiro de fora, a obra faz-se com orçamento municipal".

Ao longo do presente ano letivo vão ser realizados os projetos, tendo o autarca remetido para "mais tarde" o anúncio sobre datas e prazos e apontado para uma requalificação a rondar os três milhões de euros, "uma estimativa", frisou.

A obra incluirá a requalificação do espaço escolar, bem como do pavilhão desportivo.

Esta medida já tinha sido aprovada em reunião de câmara a 19 de novembro, constando na proposta que compete ao Município de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, garantir a elaboração da obra, mas também construir uma rotunda de acesso à zona escolar.

"É natural que outros concelhos também apresentem projetos às verbas da reprogramação. É legítimo. Mas tenho de acreditar no peso de Gaia. Este concelho tem a maior comunidade educativa da Área Metropolitana do Porto", disse o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues reconheceu que a escola básica Padre António Luís Moreira está "degradada", apontando que essa é uma situação que "é preciso travar rapidamente".

Também à margem da cerimónia de assinatura do acordo de parceria, o presidente da câmara avançou que o acordo quadro, no valor de dois milhões de euros, já antes anunciado e que visa a manutenção de equipamentos escolares, entre em vigor em janeiro.

Tópicos
PUB