Câmara de Lisboa aprova Pedro Roseta e Amílcar Theias para SRU da Baixa

| País

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje as nomeações dos ex-ministros Pedro Roseta e Amílcar Theias para o conselho de administração da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) da Baixa Pombalina.

As nomeações de Pedro Roseta para a presidência e de Amílcar Theias par a vogal do conselho de administração da SRU da Baixa Pombalina foram aprovadas n a reunião do executivo municipal, em votação secreta, com nove votos favoráveis, sete votos contra e uma abstenção.

A nomeação da administração para esta empresa municipal motivou, a 15 d e Novembro, o fim da coligação pós-eleitoral entre o PSD e a vereadora do CDS-PP , Maria José Nogueira Pinto, por a autarca ter recusado o nome então sugerido po r Carmona Rodrigues para a presidência daquele órgão.

Nogueira Pinto considerou que o presidente da Câmara fez hoje "uma prop osta à altura da cidade" e afirmou que em Novembro impediu Carmona Rodrigues de "pôr à frente da SRU pessoas que não tinham competência".

Pedro Roseta foi ministro da Cultura e Amílcar Theias ocupou a pasta do Ambiente durante o Governo de Durão Barroso, ao mesmo tempo que Carmona Rodrigu es esteve à frente do Ministério das Obras Públicas.

O antigo ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente e C armona Rodrigues assumiram as pastas no mesmo dia, a 10 de Abril de 2003, tendo Amílcar Theias sucedido a Isaltino Morais, que se demitiu horas antes de serem d ivulgadas notícias de que o então ministro detinha contas na Suíça em seu nome n ão declaradas ao fisco.

Em Novembro, apenas Margarida Pereira foi nomeada para vogal da SRU da Baixa Pombalina, tendo sido rejeitada pela oposição e por Nogueira Pinto a nomea ção de Nunes Barata para a presidência do conselho de administração da empresa.

Um terceiro nome que chegou a constar da proposta de Carmona Rodrigues era o de Pedro Portugal Gaspar, antigo líder da bancada social-democrata na Asse mbleia Municipal de Lisboa mas o presidente da autarquia pediu para que o nome d o deputado do PSD não fosse votado.

A decisão do autarca surgiu após um pedido do presidente do PSD, Marque s Mendes, que pediu a Carmona Rodrigues para adiar a votação do nome de Pedro Po rtugal Gaspar invocando a necessidade de alguma "reflexão a nível partidário" e de "eventualmente falar" com o deputado social-democrata.

A informação mais vista

+ Em Foco

A primeira-ministro britânica descarta um segundo referendo, por considerar que não vai solucionar a encruzilhada que o Reino Unido enfrenta.

Xi Jinping passou dois dias em Lisboa, na primeira visita de Estado a Portugal desde que é Presidente da República Popular da China. Foram assinados vários acordos bilaterais.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      O processo de degelo na Gronelândia acelerou substancialmente nas últimas décadas. Os investigadores alertam para o perigo da subida do nível da água do mar.