Câmara de Penamacor apela à manutenção da quarentena obrigatória

por Lusa

O presidente da Câmara de Penamacor considerou hoje "essencial" manter a quarentena obrigatória para todas as pessoas que cheguem de fora àquele concelho e apelou ao Governo para que clarifique rapidamente a questão, como forma evitar a propagação da covid-19.

"É uma medida essencial e a única responsável que podemos ter para evitar a propagação desse vírus e para garantir a segurança das pessoas e, por isso, espero que haja bom senso e responsabilidade por parte de todos, incluindo do Governo", apontou António Luís Beites.

Em declarações à agência Lusa, o autarca socialista deste concelho de Castelo Branco que faz fronteira com a localidade espanhola de Valverde del Fresno explicou que a fronteira está "fisicamente encerrada" e que não se registaram problemas, até ao momento, mas também ressalva que o "isolamento social" obrigatório não deve ser apenas para os que chegam de outros países.

"Nós achamos que todos devem cumprir esse isolamento, quer venham de fora do país, quer venham de outras regiões, porque o risco existe da mesma forma".

Lembrando que as autoridades locais de saúde já tinham determinado esse isolamento obrigatório para emigrantes e pessoas que chegassem de fora e que como responsável pela proteção civil municipal a autarquia também tem uma palavra a dizer, António Luís Beites apela a todos para que cumpram as recomendações dadas até aqui, nomeadamente a que se referia ao respeito por uma quarentena obrigatória de 14 dias para todos quantos cheguem ao concelho.

Esta posição surge no seguimento da "atual posição da diretora-geral da Saúde, que declara que cabe às entidades locais e regionais de saúde, em função da avaliação da situação da evolução da pandemia covid-19 nos seus territórios, a cada momento, sinalizar e solicitar essa pretensão, para que, do ponto de vista nacional, sejam articuladas soluções nacionais com iguais critérios de aplicação".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Tópicos
pub