Câmara de Santiago do Cacém avança com parque verde que recria jardim tradicional
O município de Santiago do Cacém lançou hoje a primeira pedra do Parque Verde da Quinta do Chafariz, um projecto, no valor de dois milhões de euros, que visa recriar um jardim tradicional português.
A cerimónia que marca o arranque das obras realizou- se ao final da tarde de hoje, no local destinado ao projecto e conhecido também, além de Quinta do Chafariz, como Quinta do Barroso, à entrada da cidade de Santiago do Cacém.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, salientou a importância do futuro Parque Verde da Quinta do Chafariz, que vai ocupar uma área de quase dois hectares.
"Trata-se de um projecto de grande interesse público, não só para a cidade de Santiago do Cacém, como também para a própria região e para quem nos visita", disse.
O futuro parque verde pretende recriar um jardim tradicional português, contemplando a construção de pérgulas, uma espécie de passeios com cobertura em forma de ramada decorativa.
A recuperação de um antigo tanque utilizado para rega, que vai ser transformado numa fonte cibernética com jactos de água verticais, zonas para caminhadas, refeições e estacionamento, espaço infantil, pontos de luz e mobiliário de jardim são outras das valências a concretizar.
As obras contam com um prazo de execução de 12 meses, pelo que deverão estar prontas em 2007, e dizem respeito à primeira fase do projecto, no interior da propriedade.
O autarca de Santiago do Cacém destacou também hoje o avultado valor do investimento, dois milhões de euros, referindo que vai ser suportado através de verbas do município e, previsivelmente, de um contrato-programa a celebrar com o Governo.
O Parque Verde da Quinta do Chafariz é uma aspiração já antiga da autarquia que, em Março de 2003, realizou uma consulta à população, tendo esses dados sido considerados na elaboração do projecto.
"Este é um terreno com uma importância ambiental incalculável e qualquer precipitação, ao nível do projecto, poderia ter consequências muito grandes. Por isso, era mais importante reflectir sobre o que devíamos fazer e, só depois, avançar com o projecto, que é de altíssima qualidade", afirmou hoje Vítor Proença.
O Parque Verde da Quinta do Chafariz contempla ainda uma segunda fase, respeitante ao exterior da propriedade, que só deverá arrancar no próximo mandato autárquico, após as eleições marcadas para 2009.
Essa segunda fase vai envolver a construção de uma rotunda e a reconfiguração dos muros da Quinta do Chafariz.