Câmara de Santo Tirso investe na limpeza de caminhos e matas para evitar fogos
A Câmara de Santo Tirso anunciou hoje que já investiu mais de 80 mil euros na abertura e beneficiação de caminhos florestais e na limpeza de vegetação, com o objectivo de evitar incêndios.
Em comunicado, a autarquia refere que foram abertos ou beneficiados 10,8 quilómetros de caminhos florestais e limpos 41 hectares de vegetação junto a áreas sociais e à rede viária.
A Câmara de Santo Tirso comprou também uma viatura todo-o- terreno de intervenção em fogos emergentes e equipamentos para a detecção e actuação precoce no combate a incêndios (33 mil euros, no total).
No âmbito deste projecto, custeado por fundos comunitários (FEOGA) e camarários, a autarquia tem em fase de adjudicação a aquisição de um biotriturador e o início de operações de silvicultura preventiva.
Fonte da autarquia explicou à Agência Lusa que o biotriturador é uma máquina que irá desfazer em pequenos resíduos ramos e troncos até 12 centímetros de diâmetro.
A silvicultura preventiva consiste na limpeza e desbaste de vegetação de alto risco de incêndio, e posterior plantação de árvores mais resistentes ao fogo.