Câmara de Valença vai requalificar Largo de S.Teotónio, o primeiro santo português
A Câmara de Valença vai requalificar o Largo de S. Teotónio, na freguesia de Ganfei, numa intervenção orçada em 100 mil euros que visa dignificar o local onde nasceu o primeiro santo português, informou hoje fonte municipal.
No final da empreitada, que será adjudicada em breve e que terá um prazo de execução de 90 dias, aquele largo ficará interdito à circulação automóvel, estando prevista a criação de um parque de estacionamento na lateral.
A renovação de todo o piso do largo, numa área de 1.260 metros quadrados, com a aplicação de matérias nobres da região, nomeadamente o granito, e a instalação de uma fonte com espelho de água são outras das intervenções previstas.
Para o presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra, esta intervenção "reveste-se da maior importância" para a dignificação e projecção da imagem do primeiro santo português, S. Teotónio, "o verdadeiro emblema de Valença".
O elemento principal desta nova praça será a capela de S. Teotónio, uma estrutura de planta longitudinal que foi mandada construir em 1618 e em cujo sacrário se conservam as relíquias do santo.
O dia de S. Teotónio, 18 de Fevereiro, é feriado municipal em Valença.