Câmara do Redondo investe 15 ME na melhoria do abastecimento de água e saneamento
A Barragem da Vigia vai passar a abastecer, em 2006, apenas o concelho de Redondo, onde decorrem obras de 15 milhões de euros para melhoria do abastecimento de água e tratamento de esgotos, anunciou hoje a autarquia.
O investimento está inserido no sistema multi-municipal de água e saneamento, ao abrigo do qual a Câmara de Redondo vai proceder terça-feira ao arrendamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vigia à empresa Águas do Centro Alentejo.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Redondo, Alfredo Barroso, adiantou hoje que decorrem obras no concelho, a cargo da empresa, que visam a melhoria do abastecimento de água em alta e o tratamento de esgotos, num investimento de 15 milhões de euros.
A albufeira da Vigia, localizada no concelho de Redondo e com uma capacidade de armazenamento na ordem dos 17 milhões de metros cúbicos de água, abastece actualmente as populações dos concelhos de Redondo e Reguengos de Monsaraz.
Para finais de 2006, está previsto que a Vigia comece apenas a abastecer os 7.500 habitantes do concelho de Redondo, uma vez que a população de Reguengos de Monsaraz passará a ser alimentada através da Barragem do Monte Novo, localizada perto de Évora.
Os concelhos de Reguengos de Monsaraz e Mourão passarão a ser abastecidos de água potável através da Barragem do Monte Novo, a qual receberá água da albufeira de Alqueva.
Depois de concluídas as obras em curso, em finais do próximo ano, a albufeira de Alqueva começa a ser utilizada para abastecimento de água às populações.
As várias albufeiras do Alentejo têm vindo a recuperar as suas reservas de água, em consequência das chuvas das últimas semanas.