Câmara envia bandeira do município a todos os habitantes
Vizela, 08 Mar (Lusa) - A Câmara de Vizela vai enviar pelo correio uma bandeira do Município a todos os habitantes, pedindo-lhes que a coloquem à janela ao longo do ano em que se comemoram os 10 anos do concelho, disse hoje fonte autárquica.
De acordo com o presidente da Câmara, Francisco Ferreira, a iniciativa, que decorre sob o lema "Uma Casa, Uma Bandeira. A nossa identidade", destina-se a envolver os munícipes no espírito autonómico e festivo da efeméride.
"Dez anos depois, é altura de o azul e o amarelo regressarem às ruas e de mostrarmos ao país que Vizela continua unida e orgulhosa de si, do seu povo e da sua luta", justifica o autarca, na missiva que dirige aos munícipes.
Recordando a luta e a conquista da "independência" face ao Município de Guimarães, o autarca acrescenta que "naquele dia histórico, as cores azul e amarelo da nossa bandeira cobriram a capital e Vizela de uma alegria contagiante. E como foi bonito ver Vizela vestida com as suas cores no dia 19 de Março de 1998".
Com o propósito de que "o espírito do 19 de Março perdure", solicita que se deixe "a bandeira pendurada todo o ano a colorir a nossa cidade"
A centenária luta pela autonomia administrativa do concelho de Vizela viu o seu objectivo alcançado a 19 de Março de 1998.
Todos os anos, a efeméride é assinalada de forma solene, mas este ano, por celebrar 10 anos de autonomia, a Câmara Municipal de Vizela pretende dar um maior impacto às comemorações.
Nesse sentido, organizou um calendário que "envolve toda a comunidade vizelense para avivar a memória dos que viveram a conquista do concelho e, sobretudo, transmitir aos mais novos a importância dessa luta histórica", justifica a gestão municipal.
"Porque só com o povo as comemorações fazem sentido, a Câmara Municipal conta com o envolvimento de toda a sociedade civil, colectividades e demais forças vivas, nos 10 eventos organizados especialmente para o aniversário da Festa de Vizela", salienta o autarca.
Inserido no programa de comemorações, está agendado, para dia 18, pelas 22:00, um concerto com a fadista Ana Moura, no Espaço Multiusos, seguido de uma sessão de fogo de artifício, no Jardim Manuel Faria.
O dia 19 começa com a celebração de uma missa solene, na Igreja de Caldas de Vizela (S. João), seguindo-se a recepção de convidados e a tradicional sessão solene, no Salão de Festas do Park Club.
Ainda de manhã, será lançada a primeira pedra do Complexo de Apoio Social Alargado, na Freguesia de Santa Eulália, acto a que preside o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva. A tarde será animada com um Arraial Minhoto, com Quim Barreiros, no Espaço Multiusos. As comemorações prosseguem ao longo do ano, com diversas iniciativas.
LM.