Câmara lança primeira pedra de esquadra na Alta de Lisboa
A Câmara Municipal lança sexta-feira a primeira pedra da construção de uma esquadra da PSP na Alta de Lisboa, no Lumiar, numa zona onde se regista alguma criminalidade, foi hoje anunciado.
Em comunicado hoje divulgado, o gabinete do presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, adianta que a nova esquadra vai situar-se na Avenida Helena Vieira da Silva, junto ao parque de material e oficinas do Metro e perto da Quinta das Conchas e do Parque Urbano Sul.
Orçadas em 2,5 milhões de euros, as obras da esquadra são da responsabilidade da Sociedade Gestora da Alta de Lisboa (SGAL), como uma contrapartida da urbanização que a empresa está a construir naquela zona da cidade, prevendo-se que esteja concluída dentro de ano e meio.
Com uma área total de mais de 7.000 metros quadrados, o edifício, com quatro pisos, irá albergar uma esquadra, uma zona para a Brigada de Acidentes, além de áreas para operações de segurança, logística e apoio geral, quartos de detenção, administração e finanças, ginásio, carreira de tiro, garagem e zona de parada.
Segundo a Câmara de Lisboa, a nova esquadra "irá servir toda a zona da Alta de Lisboa, em forte crescimento, onde já vivem mais de 20.000 pessoas e onde se espera que venham a viver até 2015 cerca de 60.000 pessoas".
A esquadra deverá ainda dar resposta a toda a zona do Lumiar, articulando-se com as esquadras de Telheiras e do Bairro da Cruz Vermelha.
Moradores da nova urbanização da Alta de Lisboa têm-se queixado de insegurança no bairro, em sequência de realojamentos que a autarquia realizou naquela zona residencial.