Câmara promete mais uma auxiliar no Jardim de Infância das Barrocas
Aveiro, 16 set (Lusa) - A Câmara de Aveiro prometeu colocar, até terça-feira, mais uma auxiliar de ação educativa no jardim de infância das Barrocas, após o protesto dos pais que boicotaram hoje o início do ano letivo naquele estabelecimento de ensino pré-escolar.
Em declarações à Agência Lusa, a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos das Escolas e Jardim de Infância da Vera Cruz e Barrocas (APEVECA), Sónia Pião, disse que a promessa foi feita pelo vereador da Educação, Pedro Ferreira, durante uma reunião que decorreu esta manhã com alguns pais e um representante da associação.
Sónia Pião adiantou ainda que o agrupamento de Escolas de Aveiro, "assegurou a colocação no jardim-de-infância de mais uma educadora, na segunda e terça-feira, para colmatar a falta dessa auxiliar nesses dias".
Esta informação foi comunicada aos pais numa reunião que decorreu ao final da tarde e onde foi decidido que as crianças irão regressar ao jardim na próxima segunda-feira.
"Vamos aguardar até terça-feira para ver se a Câmara cumpre com o prometido", afirmou a presidente da APEVECA.
Esta sexta-feira o jardim de infância das Barrocas abriu normalmente, mas os pais não levaram as crianças por entenderem que "as condições mínimas não estavam asseguradas".
Em causa está a alegada falta de auxiliares de ação educativa neste estabelecimento de ensino pré-escolar, que manteve as duas auxiliares do ano passado, apesar de ter passado de 75 para 95 alunos.
"A lei diz que com 95 crianças, temos de ter três auxiliares e por isso estávamos à espera que a lei fosse cumprida", diz Sónia Pião, que acusa a autarquia de não estar a cumprir a legislação.
Contactado pela Agência Lusa, o vereador da Educação recusou-se a prestar declarações.
JYDN.
Lusa/Fim