Campanha "TransforMAR" recolheu 1,5 toneladas de plástico deixado nas praias
A campanha de reciclagem de plástico que percorreu 14 praias portuguesas recolheu 88 mil unidades, correspondendo a cerca de 1,5 toneladas de material plástico que será agora transformado em aparelhos de atividade física, segundo dados hoje divulgados.
O resultado do projeto TransforMar foi divulgado pelos promotores que referem que a iniciativa, decorrida durante o verão, foi "um sucesso" com uma adesão "muito positiva de todos os participantes".
A iniciativa foi promovida pelo Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), gestora da Rede Electrão, a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O TransforMar passou por 14 praias portuguesas com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância de "uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular -- através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos".
No total, foram recolhidas 88 mil unidade de plástico, o que corresponde a cerca de 1,5 toneladas de material plástico e a quase 6.300 unidade recolhidas em cada praia, segundo os dados fornecidos hoje.
Nas praias foi colocado um depósito próprio, o "plasticódromo", que esteve três dias em cada praia, o que tornou possível uma recolha "que não só garantiu praias mais limpas, como promoveu um comportamento mais responsável por parte dos veraneantes, evitando que os resíduos plásticos acabassem no mar".
A Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E) assegurou o tratamento dos resíduos de plásticos, que vão ser agora transformados em aparelhos de circuito de atividade física e serão depois entregues a cada uma das 14 praias onde decorreu a iniciativa.
Em comunicado, o Lidl Portugal revela que "motivado pelos bons resultados do projeto TransforMar" vai abrir candidaturas, até 31 de dezembro, às câmaras municipais que queiram receber o projeto durante o verão de 2019.