Campo Pequeno remodelado vai ser inaugurado em Junho

A praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, fechada para obras há mais de seis anos, deverá reabrir ao público em Junho, estando prevista uma tourada para assinalar o momento, anunciou hoje a empresa responsável pela obra.

Agência LUSA /

David Ferreira, administrador da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP), que falava à margem da Feira Nacional do Touro, em Santarém, explicou que as obras de remodelação do espaço estão quase concluídas.

O projecto recupera a ideia original de transformar o edifício numa "sala polivalente" para vários eventos culturais ou musicais e não apenas touradas.

Apesar de o autor do projecto, o arquitecto Vieira Dias, já ter previsto uma cobertura, só agora, 113 anos depois da sua inauguração, o Campo Pequeno terá uma estrutura amovível sobre as bancadas e o piso.

"Já não vai haver mais corridas anunciadas e depois anuladas por causa da chuva ou do vento", prometeu David Ferreira.

O projecto contempla ainda a construção de uma área comercial e de estacionamento subterrâneo, cujas receitas irão suportar parte dos custos de remodelação do espaço.

De acordo com os responsáveis, a renovação do Campo Pequeno enfrentou várias dificuldades técnicas, já que o edifício estava "muito degradado" e com estruturas danificadas.

Exemplo disso foi a parede de alvenaria que cobre o edifício, tendo sido substituídos 12 mil tijolos e milhares de rebites, que sustentavam a estrutura, explicaram.

As cavalariças foram também ampliadas e renovadas de modo a preparar o espaço para receber touradas de maior dimensão.

Depois de reaberto, o Campo Pequeno "vai recuperar o seu lugar de destaque nacional e internacional" na tradição tauromáquica, concluiu David Ferreira.

PUB