Canal em Português emite a partir de sábado para toda Europa
Um canal de televisão em Língua Portuguesa dedicado às comunidades lusófonas começa a emitir de Paris para toda a Europa a partir de sábado, mas só em Fevereiro vai estar no ar 24 horas por dia.
O director do Canal de Língua Portuguesa (CLP TV), António de Morais Cardoso, disse à agência Lusa que a partir de sábado e até Dezembro o CLP TV vai funcionar durante um hora com imagens de auto- promoção, arrancando em pleno em Fevereiro.
No início será dada "uma ideia da programação do canal", explicou, adiantando que, em Dezembro, o canal vai ter quatro horas de emissão diária, passando depois a funcionar oito horas.
De acordo com o mesmo responsável, a CLP TV vai funcionar 24 horas por dia em Fevereiro, altura em que as emissões serão alargadas para África.
O canal de televisão, que conta com o apoio de um grupo de 30 empresários portugueses radicados em França, tem como público-alvo os cidadãos lusófonos residentes na Europa e em África.
A ideia da criação de uma estação em Língua Portuguesa em França já é antiga, mas a existência dos canais internacionais da SIC e da RTP provocou, nos últimos anos, o adiamento da iniciativa, explicou António de Morais Cardoso.
O responsável destacou que os emigrantes não se sentem "totalmente representados" porque estes dois canais "não falam muito das comunidades portuguesas", e por isso decidiram lançar o projecto da CLP TV.
"Este canal não é feito numa perspectiva de concorrência com a SIC e RTP Internacional", afirmou, sublinhando que o novo canal "é um projecto da lusofonia para a lusofonia".
Segundo António de Morais Cardoso, 70 por cento da programação vai ser transmitida em Língua Portuguesa e os programas estrangeiros vão ser legendados em português.
O CLP TV será um canal generalista com informação, documentários, magazines, cinema, séries, programas musicais e desportivos.
O responsável adiantou que neste momento está em contacto com o Governo, através da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, para que o canal tenha um programa sobre Língua Portuguesa.
O curso de português começa em Fevereiro, se até essa data não houver resposta por parte de Portugal, o canal irá transmitir um programa sobre Língua Portuguesa apoiado pelo Governo brasileiro, realçou.
A estação de televisão vai começar a trabalhar com 70 pessoas, contando ainda com 14 correspondentes em várias cidades europeias e nos países de Língua Portuguesa.
António de Morais Cardoso adiantou que o objectivo é alargar o número de correspondentes.
O director do CLP TV realçou que o canal tem também como objectivo os jovens luso-descendentes, pretendendo que seja um meio de aproximar os mais jovens a Portugal e de manter "viva" a Língua Portuguesa.
Contactado pela agência Lusa, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, considerou "muita positiva" a existência de um canal de televisão em Língua Portuguesa dedicado às comunidades.
António Braga manifestou-se ainda "favorável" a uma melhor e mais informação vocacionada para os emigrantes.
O secretário de Estado disse que em breve terá um encontro com um dos responsáveis pelo canal para se iniciarem contactos no sentido da televisão emitir cursos de português.
Portugal já tem programas produzidos para esse efeito, nomeadamente da Universidade Aberta.