Canceladas jornadas de nudistas na praia das Adegas

As jornadas naturistas que se deviam realizar no próximo fim-de-semana na praia das Adegas (Algarve) foram canceladas devido aos efeitos mediáticos da iniciativa, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

Agência LUSA /

A iniciativa dos nudistas, que se ia realizar sábado e domingo na Praia das Adegas, junto a Odeceixe, concelho de Alzezur, foi cancelada pela Federação Naturista de Portugal (FNP), que estava a organizar o evento.

"Alguns meios de comunicação social vieram, ao longo da semana [passada] a veicular uma notícia sobre a realização de um hipotético "congresso mundial de naturistas no Algarve", o que "não corresponde à verdade", explicou a FNP, adiantando que "pelos imponderáveis" decidiu "cancelar a iniciativa".

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa lê-se que a Federação Internacional de Naturistas realiza de "dois em dois anos um Congresso Mundial" onde convida as suas federadas, entre as quais a FNP, a assinalarem o dia em cada país.

O último congresso mundial foi na Croácia e o próximo será em 2006 na vizinha Espanha, aliás, o país para onde "emigram" os naturistas portugueses em busca de melhores infra-estruturas.

Segundo o presidente da FPN, Laurindo Correia, a Federação "estava longe de procurar qualquer efeito mediático", referindo que os adeptos do nu entendem a prática como sendo "familiar", "saudável", "natural" e "prezando a descrição ao exibicionismo".

Se as Jornadas Naturistas se realizassem arrancariam às 10:00 de sábado na Praia das Adegas, situada a 500 metros da Praia de Odeceixe, onde se hastearia a bandeira da FPN.

No ano passado, em Portugal Continental existiam apenas quatro praias onde era permitido o nudismo - Meco (concelho de Sesimbra), Bela Vista (Almada), Ilha de Tavira e a Praia do Salto (Sines) -, mas este ano, com a praia das Adegas o território nacional eleva para cinco os areais onde os banhistas podem andar sem roupa.

Segundo disse à Lusa o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Hélder Martins, a oficialização de mais uma praia de naturistas no Algarve é um dos passos para a existência de uma rede de praias de nudistas na região nos próximos quatro anos.

"No ano passado havia apenas uma praia oficial, este ano aumentámos em 100 por cento [mais uma] e se esse aumento se mantiver dentro de quatro anos teremos uma rede de praias naturistas", referiu, confiante que o movimento dos naturistas seja bem aceite na região sul.

PUB