Candidatura Mendes insiste em debate na SIC-Notícia e desafia Menezes a não se centrar em "questões menores"

O porta-voz da candidatura de Marques Mendes reiterou hoje que o líder do PSD apenas irá participar num debate antes das directas na SIC-Notícias, apelando a Luís Filipe Menezes para não fazer uma campanha centrada em "questões menores".

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Em relação aos debates, desde o início que temos a mesma posição, ou seja, deve haver um debate televisivo. O debate já está agendado e será na SIC-Notícias, no dia 18", afirmou em declarações à Lusa o porta-voz da candidatura de Marques Mendes à liderança do PSD, o autarca Macário Correia.

Em comunicado, o porta-voz da candidatura de Luís Filipe Menezes às eleições directas, marcadas para 28 de Setembro, exigiu hoje que Marques Mendes aceite o convite da RTP para um frente-a-frente "em canal aberto", acusando o líder social-democrata de "fuga ao debate".

"A candidatura do Dr. Marques Mendes decidiu não aceitar o convite da RTP para fazer um debate com o Dr. Luís Filipe Menezes, (...) aceitando apenas realizar um debate na SIC Notícias, canal de cabo e de acesso limitado. Consideramos que esta atitude é incompreensível e bem demonstrativa da "fuga" ao debate e ao confronto de ideias", referia o porta-voz da candidatura do autarca de Vila Nova de Gaia na nota.

Numa reacção a este desafio, o porta-voz da candidatura de Marques Mendes rejeitou a realização do debate na RTP e aconselhou Luís Filipe Menezes a "não fazer uma campanha centrada em coisas menores e laterais".

"Não é por haver mais debates que os militantes vão ficar mais esclarecidos", sublinhou Macário Correia, considerando que a realização de um debate é "absolutamente suficiente".

"Não nos podemos esquecer que nestas eleições vai participar apenas um universo de 140 mil pessoas. Ainda que o assunto interesse a todos os portugueses, temos de ter em conta as devidas proporções", acrescentou o porta-voz da candidatura do actual líder social-democrata.

Macário Correia aconselhou ainda Luís Filipe Menezes "a fazer um esforço para ser coerente" e contribuir "se for possível, para a unidade e a boa imagem do PSD".

Hoje, a SIC Notícias confirmou hoje a data do frente-a-frente entre Marques Mendes e Luís Filipe Menezes, agendando o debate televisivo para o próximo dia 18 (terça-feira).

O canal cabo será a única televisão a realizar um frente-a-frente entre os dois candidatos à liderança do PSD, que já se tinham defrontado nos ecrãs da SIC Notícias em 2005, quando disputaram a liderança do partido social-democrata no Congresso de Pombal.

A direcção de campanha do actual líder do PSD, Marques Mendes, confirmou quinta-feira a escolha do canal noticioso para realização do debate.

"Vimo-nos na obrigação de escolher um canal de televisão e escolhemos a SIC Notícias, primeiro porque foi quem fez o debate há dois anos, e da parte da RTP não houve qualquer interesse na altura. Agora, veio ao encontro do que era para nós o interesse máximo - fazer o debate partilhado, aberto a todos os canais interessados", afirmou Campos Ferreira.

O membro da direcção de campanha esclareceu que o canal cabo era a única solução plausível, depois de a RTP ter rejeitado uma solução que os outros interessados - SIC Notícias, Porto Canal e TV Net - tinham aceite: um debate partilhado, organizado pela Lusa TV.

PUB