Canil municipal do Seixal promove sábado primeira campanha de adopção deste ano
O canil municipal do Seixal promove das 10:00 às 17:00 de sábado a primeira campanha deste ano de adopção de animais abandonados, em que 55 cães, 11 cachorros e quatro gatos poderão ganhar novos donos.
Em declarações hoje à Lusa, o veterinário municipal, Miguel Almeida, adiantou que "a intenção é organizar uma campanha uma vez por mês".
O canil, que também acolhe gatos, funciona precariamente num antigo matadouro que beneficiou de algumas obras de remodelação no ano passado e mais recentemente passou a proporcionar música ambiente aos animais.
Semanalmente apoiados por uma veterinária que presta aconselhamento médico gratuito, 12 voluntários procuram dar um pouco mais de conforto a dezenas de bichos até serem adoptados por um novo dono: levam-nos a passear, limpam os locais onde dormem e dãoÀlhes mimos, comida e medicamentos quando adoecem.
A braços com a falta de espaço, o canil, em regra, só recebe animais abandonados quando há vagas nas suas instalações.
Cães e gatos apenas são abatidos quando estão muito doentes ou feridos, sem hipóteses de recuperação.
Caso contrário, são entregues para adopção através de campanhas, anúncios de jornais ou redes de contactos na Internet.
Em 2005, o canil deu para adopção 304 animais, número que Miguel Almeida crê ter ultrapassado as estatísticas de alguns dos maiores canis municipais do país, como o de Lisboa e Valongo.
Um dos feitos de que o canil do Seixal se orgulha é ter conseguido, em finais do ano passado, entregar para adopção uma cadela a uma cibernauta francesa.