Cansado do calor? As temperaturas descem nos próximos dias

As altas temperaturas mantêm-se apenas até esta quarta-feira. Portugal ficará então sob influência de uma frente fria, que vai mudar o cenário de tempo quente e seco proveniente do norte de África.

RTP /
Surfista na praia do Baleal, Peniche Rafael Marchante - Reuters

Depois do forte aumento das temperaturas máximas e mínimas que se farão sentir até à próxima terça-feira, Portugal passará a estar sob influência de uma frente fria que fará baixar as temperaturas até dez graus Celsius, no caso das máximas.  

Até lá, Portugal continuará sob altas temperaturas, como reforçou à RTP a meteorologista do IPMA, Sandra Correia.

"A partir de hoje, e ainda durante terça-feira, temos emitidos avisos de tempo quente a nível laranja para alguns distritos, essencialmente no interior norte e centro e praticamente toda a região sul", afirmou.

Com temperaturas máximas entre os 31 e os 42 graus para esta segunda e terça-feira, também as noites se preveem tropicais, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus.

Devido a este fenómeno, a Direção Geral de Saúde já emitiu alguns avisos à população, especialmente direcionados para os idosos, crianças e doentes crónicos.

Beber água, mesmo quando não se sente sede, usar roupas leves e largas, evitar mudanças bruscas de temperatura e tentar que a habitação não aqueça demasiado são algumas das recomendações da DGS.

A autoridade de saúde aconselha ainda que seja evitada a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00, e recomenda também a permanência num ambiente fresco ou com ar condicionado entre duas a três horas por dia.

Apesar da descida de temperaturas que se fará sentir até ao final desta semana, o IPMA antevê, ainda com alguma incerteza, que no início do fim de semana possa haver uma pequena subida dos valores da temperatura máxima.
PUB