Cão d`água português pode ser inquilino da Casa Branca
Faro, 12 Jan (Lusa) - O próximo animal de estimação a ir habitar a Casa Branca, nos EUA, com a família do presidente eleito, Barack Obama, pode ser um exemplar de um cão d`água da raça portuguesa, cuja maior comunidade portuguesa vive no Algarve.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deu recentemente sinais de que muito em breve acabará o mistério do próximo animal de estimação da Casa Branca e as opções que deu às filhas foi escolher entre um Labradoodle - uma mistura do Labrador Retriever e de um Poodle comum - e um Cão de Água Português, ambos de porte médio.
Actualmente é na região do Algarve que se encontra o maior número de exemplares de cães d`água de Portugal, existem cerca de 3.000, embora a maior comunidade esteja nos EUA, graças à actriz Deyanne Miller, que aparecia em fotografias com um cão d`água comprado a Conchita Citron, a primeira portuguesa a tourear naquele País e que popularizou a raça.
Durante a expansão marítima portuguesa, o cão d`água servia de companhia nas viagens marítimas dos navegadores portugueses e até aos anos 70 auxiliava a comunidade piscatória portuguesa a identificar cardumes de peixe, detectar tubarões e servia de estafeta entre embarcações com mensagens ou objectos.
O cão d`água apresenta um porte médio de 55 centímetros, pode atingir os 20 quilos, não tem pêlo mas sim cabelo que cresce continuamente e encaracola e possui uma membrana interdigital desenvolvida para nadar melhor.
"É considerado um óptimo cão de guarda, lutador, bom companheiro, dócil e cuidadoso com as crianças", adiantou à Agência Lusa, Carla Peralta, criadora à seis anos de cães d`água em Olhão, Algarve e que treina vários cães para busca e salvamento em escombros, tendo mesmo levado ao pódio o "Sol", de dois anos, que arrecadou o título de campeão de trabalho na água em 2008.
O facto de ser conhecido nos EUA por ser um cão que não causa alergia às pessoas e o facto de ter uma personalidade dócil pode ter peso na escolha de um cão d`água para ir habitar na casa Branca.
No Algarve há mesmo crianças com doenças mentais e adolescentes sem motivação para estudar que fazem terapia com cães d`água, raça que durante os Descobrimentos, nos séculos XV e XVI, embarcava com os marinheiros e que até há 30 anos auxiliava os pescadores a detectar o peixe.
Os antigos animais de estimação que viveram com a família Bush na Casa Branca foi um gato, um Springer Spaniel Inglês mal-humorado, e dois Terriers Escoceses e os três tinham a sua própria página no site do presidente.
Barak Obama toma posse dia 20 de Janeiro.
LUSA/FIM