Capões hoje à venda em Freamunde sob cuidados especiais devido à gripe das aves

A Direcção-Geral de Veterinária e a organização da Feira dos Capões (galos capados), que hoje se realiza em Freamunde, Paços de Ferreira, acordaram a adopção de medidas especiais de precaução devido à gripe das aves.

Agência LUSA /

Joaquim Pinto, vereador de Mercados e Feiras na autarquia de Paços de Ferreira, disse que as medidas, articuladas com o veterinário municipal, incluem a realização do certame em tendas desinfectadas e a delimitação do espaço da feira para evitar o contacto dos capões com outras aves domésticas e silvestres.

Ficou determinado também que todos os vendedores presentes terão de preencher uma ficha com descrição da origem das aves e quais os exemplares vendidos.

Com a adopção destas e outras medidas ficam salvaguardas, em simultâneo, as preocupações com a saúde pública e os interesses de muitas famílias da região, que sobrevivem da criação de capões, referiu o vereador.

"Os meus pais são, eles próprios, criadores de capões", testemunhou o autarca.

Único certame do género em Portugal, a Feira dos Capões realiza-se pelo menos desde o século XV, estando oficializada, por decreto régio, desde 03 de Agosto de 1719.

Co-realizada pela associação juvenil "Ao Futuro" e a Junta de Freguesia de Freamunde, com apoio da Câmara de Paços de Ferreira, a Feria dos Capões costuma atrair milhares de pessoas seduzidas pela qualidade da carne de um simples frango castrado, incapaz de cacarejar e de ser assustadiço.

Segundo os especialistas, o facto de um frango ser castrado estimula a sua engorda e crescimento, tornando a sua carne mais apetitosa.

Transmitida de geração em geração, a arte de capar exige grande precisão, sob pena de o galo se tornar "rinchão" (mal castrado), o que piora a qualidade da sua carne, em vez de a melhorar.

PUB