Carcavelos. Bandeira vermelha içada devido a algas vermelhas

por RTP
Praia de Carcavelos com bandeira vermelha devido a algas vermelhas Reuters

A Câmara Municipal de Cascais avisou esta quinta-feira que os banhos na praia de Carcavelos se encontram preventivamente proibidos devido ao aparecimento de algas vermelhas em vários setores da praia. A praia do Tamariz, no Estoril, também foi afetada.

Depois da interdição a banhos em várias praias do Algarve, a Câmara Municipal de Cascais revelou que a bandeira vermelha foi içada na praia de Carcavelos, e também do Tamariz, devido à presença de algas vermelhas em setores das praias.

“Esta é uma situação comum em diversas praias do país e é conhecido como fenómeno de upwelling – subida das àguas subsuperficiais, ricas em nutrientes. Embora o upwelling esteja confirmado em secções da praia de Carcavelos, e também do Tamariz, por precaução, e uma vez que o contacto com as algas causa urticária, foi decidido hastear a bandeira vermelha nas zonas balneares onde se verifica a presença da alga”.

O órgão autárquico avisou que a Capitania do Porto de Cascais, a Polícia Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente, o corpo De Nadadores Salvadores e a própria Câmara estão alerta e a monitorizar a situação.

“A Capitania do Porto de Cascais, a Polícia Marítima, o corpo de Nadadores Salvadores, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Cascais estão a monitorizar a situação que voltará à normalidade assim que seja ultrapassado este fenómeno oceanográfico”.
Tópicos
pub