Carrefour retirou produtos visados em análises a substância química em Itália
O grupo empresarial Carrefour Portugal mandou retirar das suas prateleiras dois dos produtos em que alegadamente foi encontrada a substância química ITX em Itália.
A presença do ITX na tinta de impressão das embalagens Tetra Pak foi detectada em nove produtos à venda em Itália, incluindo vários da marca Carrefour, pela associação de consumidores Altroconsumo, que exigiu a sua retirada imediata do mercado.
Em comunicado, o Carrefour informa que mandou retirar das suas prateleiras as natas de longa duração da marca Parmalat e o sumo Santal de alperce.
O Carrefour assegura ainda que "não comercializa em Portugal o produto de marca própria questionado em Itália", o "Fruta & Late - Pesca Albicocca".
Outra das empresas cujos produtos são visados nas análises feitas pela Altroconsumo, a Parmalat, desmentiu a associação, afirmando que as suas embalagens Tetra Pak são fabricadas sem recurso ao ITX.
A presença do IsopropilTioXantone (ITX) foi detectada a semana passada em embalagens TetraPak de leite infantil, que foram retiradas das prateleiras em Portugal, Itália, Espanha e França.
No dia 23, a fabricante de emblagens Tetra Pak anunciou que vai deixar de usar ITX em todas as embalagens até 31 de Janeiro de 2006, depois de ater deixado de usar nos pacotes de leite infantil em Outubro deste ano, ressalvando que os testes efectuados não mostraram "qualquer efeito nocivo para a saúde".