Carruagem soltou-se num comboio Intercidades entre Lisboa e Faro

A situação aconteceu na tarde de segunda-feira na zona de Grândola e a carruagem ficou a alguns metros do resto da composição, acabando por ser levada por um comboio de mercadorias.

Gonçalo Costa Martins - Antena 1 /

João Marques - RTP

Este episódio foi noticiado pelo Público e confirmado à Antena 1 por fonte oficial da CP - Comboios de Portugal.

Houve uma quebra nos engates, palavra que é usada no universo ferroviário, explica uma fonte interna, para descrever o sistema de ferro que junta locomotivas e carruagens. 

Numa imagem do ocorrido consultada pela Antena 1 vê-se o sistema de engate solto, sem estar preso ao comboio.

Neste caso, o problema foi entre duas carruagens. O comboio saiu de Lisboa-Oriente às 14h02 e tinha chegada prevista a Faro às 17h35.

O problema deu-se entre as estações de Grândola e Canal Caveira, escreve o Público, mas os protocolos funcionaram com o comboio a parar automaticamente na altura em que o engate quebrou.


O Intercidades acabou por ser resgatado por um comboio de mercadorias da Medway que estava perto do local. A empresa ferroviária de mercadorias estava a fazer um serviço entre as Praias do Sado e as Minas de Neves Corvo.

Diz à Antena 1 que recebeu um pedido de ajuda da CP - "O pedido chegou através de contacto telefónico e posteriormente confirmado por e-mail do Centro Operacional de Lisboa" - e que, entre as 16h19 e as 17h00, este comboio de mercadorias ajudou no reboque até à estação de Grândola da carruagem que se soltou mais o resto da composição do Intercidades.

Fonte oficial da CP afirma que depois os passageiros foram redistribuídos pelas restantes carruagens, visto que não estavam cheias, e que foi possível seguir viagem.

Segundo o Público, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) está a recolher informação sobre este incidente, abrindo uma análise preliminar.

(atualização às 13h15 com os esclarecimentos da Medway)

PUB