Casa do Alentejo comemora 83.º aniversário com apelo à reabilitação

A Casa do Alentejo em Lisboa comemora sábado 83 anos com a criação de um movimento para obtenção de fundos públicos e privados que permitam recuperar o imóvel, cujo estado de conservação é "cada vez mais preocupante".

Agência LUSA /

Para recuperar o brilho de outrora, a Casa do Alentejo decidiu apelar a várias entidades públicas e privadas e a particulares relacionados com o Alentejo para ajudar na difícil tarefa de reabilitar o seu Edifício de Interesse Público, disse hoje à agência Lusa o presidente da direcção João Proença.

"O estado de conservação do edifício é cada vez mais preocupante e precisa de uma grande intervenção", afirmou o responsável, lembrando que o imóvel foi construído no século XVII e só foi alvo de obras de reabilitação no início do século XX.

Para conseguir reunir apoios, a instituição vai lançar durante as cerimónias oficiais de sábado um manifesto que dará origem à criação e dinamização do Movimento para a Recuperação da Casa do Alentejo.

João Proença contou que a recuperação do edifício da Casa do Alentejo é um objectivo de há muitos anos, mas tem faltado o apoio de entidades públicas como o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) ou a Câmara de Lisboa.

A Casa do Alentejo já chegou a ter protocolos com estas instituições, que nos últimos três anos não têm tido condições para poder dar esse apoio, acrescentou.

João Proença adiantou que o orçamento anual da instituição é suficiente para o plano de actividades anual, mas que não chega para a reabilitação do um palácio seiscentista que foi residência dos viscondes de Alverca Pães do Amaral e que resistiu ao terramoto de 1755.

O responsável adiantou que a Casa do Alentejo também vai estar na "primeira linha de intervenção" quando for discutido o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e o orçamento para 2007.

"Não vamos desistir e gostaríamos de estar com alguma dinâmica quando isso acontecer", salientou.

Situada nas Portas de Santo Antão, a Casa do Alentejo é famosa pelo seu Pátio Árabe, o Salão dos Espelhos, estilo Luís XVI, e o Salão neo-renascentista ornado com pinturas românticas.

Os painéis de azulejo, a biblioteca e a sala de Exposição permanente são outros atractivos da Casa do Alentejo, conhecida pelos seus famosos bailes e pelas suas actividades em prol do Alentejo.

Para assinalar o 83º aniversário, a instituição vai realizar várias iniciativas, como a entrega de prémios de um concurso de fotografias sobre o tema "Alentejo, da terra e da Água" e a "Primeira mostra de vídeo amador".

Músicas e dançares alentejanos, a cargo do Grupo Coral Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e do Grupo de Cantares "O semeador" de Portalegre vão animar a festa de mais um aniversário da Casa do Alentejo.

PUB