Castelo Branco recebe Convívio Nacional de Bigodes
Portadores de bigodes de todo o país vão participar no I Convívio Nacional de Bigodes de Castelo Branco, agendado para dia 17 de Setembro, anunciou hoje a organização.
Na iniciativa, a ter lugar no recinto de festas de Nossa Senhora de Mércoles, esperam-se cerca de uma centena de participantes.
Vai haver também um concurso para a eleição do maior bigode.
Segundo António Monteiro, agente do Comando da PSP de Castelo Branco e um dos membros da organização, o encontro surge na sequência dos convívios que são organizados há mais de 30 anos em Gouveia.
"Foi uma ideia de três polícias, que resolveram organizar um convívio anual, que tem vindo a juntar cada vez mais gente de todo o País e levou à criação de uma associação", explicou.
Na Associação Cultural e Recreativa "Os Bigodes" de Gouveia, de que faz parte, "ninguém paga quotas, mas há donativos", acrescentou, sendo que o convívio anual se realiza no último fim-de-semana de Outubro.
"Se este primeiro encontro em Castelo Branco correr bem, pensamos estabelecer um evento anual, a realizar em Abril", referiu António Monteiro.
Para além de ser um pretexto para o convívio, os cuidados com o bigode vão também estar no centro das atenções. "Acho que há cada vez menos novos bigodes em Portugal. Infelizmente, estão em desuso", lamentou, sublinhando, no entanto, que "quem já o tem há muitos anos, não o corta".