Catorze concelhos de três distritos do país em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos de três distritos do país em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Bragança, da Guarda e de Viseu estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa /
Foto: António Antunes - RTP

O IPMA colocou sob este aviso os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito da Guarda, e os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Pinhel e Almeida, no distrito da Guarda.

No distrito de Viseu estão em risco máximo de incêndios os concelhos de São João da Pesqueira, Penedono, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Mangualde, Armamar e Tabuaço.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda cerca de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Faro sob risco muito elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e podendo ser acompanhados de trovoada no Minho entre o meio da manhã e o meio da tarde.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) de sul/sudoeste, sendo por vezes forte (até 40 km/h) no litoral Norte durante a manhã, e soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas, com rajadas até 70 km/h entre o meio da manhã e o meio da tarde.

A previsão meteorológica aponta para neblina ou nevoeiro em alguns locais, em especial a partir do final da tarde, e uma descida da temperatura máxima que será acentuada no Minho e Douro Litoral.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 19 graus Celsius em Viana do Castelo, Braga, Guarda e Viseu e os 30 em Beja.

 

 

Tópicos
PUB