Cavaco Silva encontrou-se com o "menino do cravo" do 25 de Abril

O Presidente da República, Cavaco Silva, encontrou-se hoje, em Serralves, no Porto, com Diogo Bandeira Freire, a criança do famoso cartaz do 25 de Abril que colocava um cravo no cano de uma espingarda.

Agência LUSA /

Diogo Freire, de 35 anos, reside actualmente em Londres, onde é director financeiro de uma empresa de distribuição.

Em declarações aos jornalistas, manifestou-se surpreendido, mas "honrado" com o convite da Presidência da República para estar presente nas comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No momento em que se encontraram, o Presidente da República afirmou que Diogo "foi visto como um sinal de esperança".

Contudo, apesar de constar numa das fotografias mais representativas da Revolução dos Cravos que instaurou a democracia em Portugal, Diogo Freire confessou aos jornalistas nunca ter exercido o seu direito de voto.

"Talvez por ser jovem e por falta de circunstância", disse, manifestando "alguma vergonha" pelo facto.

Do momento em que tirou a fotografia que ficou na história do 25 de Abril, Diogo Bandeira Freire disse recordar-se apenas estar num estúdio escuro.

No início da sua deslocação ao Porto, onde sábado preside às comemorações do 10 de Junho, Cavaco Silva visitou o Museu de Arte Contemporânea, onde percorreu uma exposição sobre a história da fundação de Serralves.

O programa de hoje do Presidente da República contempla depois de um almoço e um passeio no Parque de Serralves, uma homenagem ao Infante D. Henrique, junto à estátua, no largo do Palácio da Bolsa e uma sessão solene de boas-vindas na Câmara Municipal do Porto.

Pelas 18:00 Cavaco Silva visita a Casa da Música, onde assiste a um concerto, seguindo para um jantar em honra do corpo diplomático acreditado em Portugal.

PUB