Cavaco Silva pede aos deputados que "aprofundem o esforço" legislativo para aumentar luta contra a corrupção

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O Presidente da República pediu aos deputados que "aprofundem o esforço" para concretizar as iniciativas legislativas para aumentar a eficácia na luta contra a corrupção, retomando um apelo que fez há um ano.

"Apelo a que os senhores deputados aprofundem o esforço já empreendido para concretizar, no plano legislativo, o ideal republicano de uma maior transparência da vida pública", disse o Presidente da República, na intervenção nas comemorações do 97 anos da proclamação da República.

Num discurso de cinco páginas, Cavaco Silva fez um `parêntesis` de dois parágrafos no tema central da intervenção - a Educação - para retomar o apelo que fez no ano passado para o empenho na luta contra a corrupção.

"No combate por uma democracia de melhor qualidade devem ser convocados todos os portugueses, mas esta é uma tarefa que compete, em primeira linha, aos titulares de cargos públicos", defendeu Cavaco Silva há um ano.

Hoje, o Presidente da República registou o facto de na Assembleia da República terem sido apresentadas "múltiplas iniciativas legislativas" para aumentar a eficácia da luta contra a corrupção.

"Decorrido um ano, registo que na Assembleia da República foram apresentadas múltiplas iniciativas legislativas visando aumentar a eficácia da luta contra a corrupção", apontou.

Contudo, acrescentou, é necessário que os deputados "aprofundem o esforço já empreendido" para concretizar "o ideal republicano de uma maior transparência na vida pública".

Este apelo de Cavaco Silva surge um dia depois do ex-deputado João Cravinho, que apresentou vários projectos de combate à corrupção antes de deixar o Parlamento, alguns, entretanto, abandonados pela bancada socialista, ter deixado duras críticas à forma como o PS lidou com a questão.

Em entrevista à revista Visão, quando questionado sobre o que sobrará das suas propostas, João Cravinho confessou ter sido "um dos maiores choques da sua vida causava um profundo mau-estar".

"Foi um dos maiores choques da minha vida ver que aquela matéria causava um profundo mau-estar, era como um corpo estranho no corpo ético do PS. Apesar de algumas dificuldades que antevia, não contava com uma atitude de absoluta incompreensão para a natureza real do fenómeno da corrupção", diz o ex-deputado socialista na entrevista.

À visão, João Cravinho prevê ainda que no final desta sessão legislativa as novas leis serão aprovadas.

"O Presidente da República fez um discurso, em Outubro de 2006, centrado só neste problema. Suponho que o PS terá em atenção que seria desagradável forçá-lo a voltar a este assunto. Portanto, acredito que, de uma maneira ou de outra, esse problema, do ponto de vista formal, terminará nesta sessão legislativa", refere.

Na cerimónia de comemoração dos 97 anos da proclamação da República, estiveram hoje presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, entre outras individualidades.


pub