Cavalo Sorraia, raça portuguesa em extinção, é face de campanha Natal
O cavalo do Sorraia, uma raça portuguesa de origens ancestrais e em vias de extinção, vai ser a face da campanha de Natal do centro comercial de Santarém "W Shopping", anunciou hoje a instituição.
Além do tradicional Pai Natal, as crianças que visitem o centro comercial durante esta quadra natalícia poderão tirar fotografias com os cavalos expostos, revertendo a totalidade das verbas recolhidas para a Associação do Cavalo do Sorraia, à qual se associou o W Shopping.
Segundo João Serrano, membro da associação equestre, o cavalo do Sorraia constitui uma "raça única" que está em vias de extinção porque "foi esquecida por toda a gente" durante muitos anos.
A associação começou a trabalhar em 2001 e conta actualmente com quatro machos e quatro fêmeas com dois potros, perspectivando-se no futuro o nascimento de mais três animais.
Em todo o mundo, existem menos de duas centenas de cavalos do Sorraia, dos quais só 60 são éguas com capacidade de reprodução.
Para já, o balanço da associação "pode ser considerado positivo", até porque existem "mais criadores interessados em criar o cavalo do Sorraia", considerou João Serrano, recordando a sua singularidade.
Trata-se de um animal mais baixo do que o cavalo lusitano, com pelagem cinzenta e que apresenta ainda crinas de outras cores.
A Reserva Natural do Cavalo do Sorraia foi fundada há quatro anos em Alpiarça, visando a conservação e desenvolvimento desta raça de cavalos, que têm um passado muito antigo.
As primeiras referências sobre este cavalo remontam mesmo à pré-história, como sucede nas pinturas das grutas do Escoural (Portugal) e La Pileta (Espanha).
Existem ainda registos de que esta espécie chegou a ser utilizada pelas legiões romanas devido à sua capacidade de adaptação e resistência, estando na origem de outras raças como o Lusitano, o Andaluz, o Mustang (Estados Unidos), o Paso (Chile) ou o Crioulo (Argentina).
A partir de sábado tem início a campanha no W Shopping e o preço das fotografias das crianças com os cavalos irá reverter na totalidade para a Fundação que luta para evitar a extinção desta raça.
Durante a época natalícia, todas as crianças poderão montar um Sorraia ou um pónei e a Reserva do Sorraia terá ainda um espaço institucional no interior do centro comercial para sensibilizar todos os visitantes para a preservação desta raça.