CDS-PP exige explicações do Governo sobre erros nos exames nacionais
O CDS-PP exigiu explicações do Governo sobre os vários erros que têm sido detectados nos exames nacionais, questionando o Ministério da Educação se tenciona alterar a fórmula de realização e certificação destas provas.
O CDS-PP vai formalizar estas questões à ministra de Lurdes Rodrigues, através de um requerimento entregue na Assembleia da República, depois de ter sido detectado um erro no exame nacional de Biologia, realizado segunda-feira.
"Hoje foi dado conta de que em mais um exame há um erro. Desta vez foi Biologia, os anteriores erros registaram-se nos exames de Física e Química e de História", frisou o deputado do CDS-PP Diogo Feio.
"Actualmente, temos em Portugal um sistema de exames de autores. Não podemos, ano após ano, ter repetidamente erros nos exames e alunos prejudicados", criticou.
Por essas razões, o CDS-PP questiona a ministra da Educação se tenciona alterar o modo como são formulados os exames em Portugal e, em caso afirmativo, qual o modelo que vai ser seguido.
"O CDS já apresentou três alternativas: uma base de dados de exames, a criação de uma entidade independente e a possibilidade de certificar os autores dos exames", enumerou.
Para o democrata-cristão, "no próximo ano já tem de haver uma fórmula de qualidade na certificação de exames".