CDS-PP perde para PS a única câmara que tinha nos Açores
O CDS-PP perdeu para o PS, por 64 votos, a Câmara Municipal de Vila Nova do Corvo, na mais pequena ilha dos Açores, onde se apresentou às eleições de hoje coligado com o PSD/Açores.
O democrata-cristão João Greves, um carteiro que ficou conhecido quando foi eleito deputado regional em 1996, não conseguiu ser reeleito para president e da autarquia por uma diferença de 64 votos para o socialista Fernando Pimentel .
Segundo resultados divulgados pela vice-presidência do Governo Regional , responsável pela coordenação do processo eleitoral na Região Autónoma dos Açor es, o PS obteve no Corvo 173 votos, contra 109 da coligação CDS-PP/PSD.
Com o resultado de hoje, o CDS-PP perdeu a única autarquia que detinha nos Açores, quando obteve, nas últimas eleições autárquicas, 129 votos, correspo ndentes a 44,2 por cento.
Numa primeira reacção, o líder do CDS-PP nos Açores, Alvarino Pinheiro, considerou que o resultado constitui uma "ingratidão" relativamente ao trabalha do desenvolvido por João Greves na ilha do Corvo, com cerca de 350 eleitores ins critos.
As eleições no Corvo foram decididas pelo "peso" do Governo Regional so cialista, considerou Alvarino Pinheiro, para quem o CDS-PP não tem obrigação de ganhar câmaras municipais nas ilhas, por ser um partido de média dimensão.