Celso Amorim destaca "grande afinidade" entre Lula e Sócrates
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, destacou hoje a "grande afinidade" entre o primeiro-ministro português e o presidente brasileiro Lula da Silva, no final de uma audiência com José Sócrates.
"Há uma grande afinidade entre o presidente Lula e o primeiro-ministro Sócrates. São políticos progressistas, que querem reformas sociais dentro de um clima de responsabilidade", sublinhou o ministro brasileiro, em declarações à Agência Lusa.
Celso Amorim lembrou que o chefe de Estado brasileiro e o primeiro-ministro português irão estar ambos presentes na XVII Cimeira Iberoamericana, que se realiza entre 8 e 10 de Novembro, em Santiago do Chile, e considerou provável que haja um encontro bilateral entre ambos.
"Não ficou nada marcado mas há uma afinidade tão grande entre os dois que seria uma improbabilidade não haver", afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil.
Na audiência com José Sócrates, que durou cerca de uma hora, Celso Amorim aproveitou para agradecer ao primeiro-ministro o trabalho de Portugal no desenvolvimento da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia.
"Ouvimos palavras muito positivas sobre a importância dessa parceria também do ponto de vista de Portugal", disse.
O ministro brasileiro reafirmou ainda que existirá uma cimeira entre os dois países no segundo semestre do próximo ano, no Brasil.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil termina hoje uma visita de trabalho de dois dias a Portugal, tendo-se encontrado quinta-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e tendo ainda uma audiência marcada para as 15:00 com o Presidente da República Cavaco Silva.
Celso Amorim participou igualmente na reunião do Conselho de Ministros da CPLP.