Centenas assinam petição contra poluição emitida pelos cruzeiros em Lisboa

por RTP
A petição, lançada a 14 de novembro, já foi assinada por mais de 800 pessoas Rafael Marchante - Reuters

São já mais de 800 os signatários de uma petição lançada na semana passada para pedir à Câmara Municipal de Lisboa que tome medidas urgentes quanto à qualidade do ar, alertando para o facto de Lisboa ser a cidade europeia "que mais navios de cruzeiro recebe" e a terceira "em que mais tempo estão estacionados".

“A Câmara Municipal de Lisboa procura por um lado fazer reduzir o tráfego rodoviário na cidade, mas, por outro (…) abre as portas de par em par a empresas de navios de cruzeiro que inundam a cidade de gigantescas plumas invisíveis de poluição, com prejuízos incalculáveis na vida dos que habitam, trabalham e visitam a cidade”, explicam os criadores da petição.

Por essa razão, pedem que a Câmara tome “medidas urgentes que cuidem da qualidade do ar”, entre as quais o “impedimento da entrada de navios de cruzeiro no Tejo que não transitem para combustíveis mais limpos até 2021”.

Pedem ainda que os terminais de cruzeiros em Lisboa implementem, “no espaço de um ano, medidas que façam reduzir a poluição gerada por esses navios” e que seja restringido “o número de navios aportados em simultâneo”.

É também exigida a “instalação de estações de medição da qualidade do ar no perímetro dos terminais de cruzeiros” e “a realização de um estudo que torne claros os custos para a saúde pública da operação do Terminal de Cruzeiros”.

A petição, lançada a 14 de novembro, já foi assinada por mais de 800 pessoas e explica que as embarcações mantêm os motores ligados mesmo quando estão estacionadas, o que leva à emissão de “dezenas de toneladas de combustível extremamente poluente”.

“Esta poluição do ar é uma importante causa de doenças coronárias e respiratórias (incluindo infeções pulmonares e asma nas crianças), cancros do pulmão e AVCs”, pelo que os autores da petição exigem à autarquia a “defesa da saúde pública e do direito a respirar um ar saudável”.
Tópicos
pub